Historial

A Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em Junho de 1989 e com estatutos aprovados em D.R. de 16/Março/1990.

Até 1995, esta Instituição desenvolveu a sua acção de uma forma bastante dinâmica, embora limitada pela existência simultânea de um conjunto de insuficiências que não lhe permitiam responder como desejava às solicitações para que era chamada.

Desde 1995, através de um Projecto de Luta Contra a Pobreza (1995-1997), foi possível à Cáritas adquirir um edifício que passou a funcionar como sede da mesma. Procurou-se também, simultaneamente, que, com a aquisição do edifício, fosse criado um Centro Comunitário que promovesse um desenvolvimento integrado da comunidade local de forma participada e solidária. A dinâmica que emergiu da criação deste Centro Comunitário teve como consequência que todas as actividades da Cáritas de Vila Viçosa sofressem uma grande transformação, aumentando não só o número de utentes abrangidos pelas suas actividades, como também uma diversificação das áreas de intervenção da Instituição.

Neste momento, a Cáritas é, em Vila Viçosa, uma Instituição com um potencial de desenvolvimento bastante grande, estando a desempenhar um papel cada vez mais importante no combate à pobreza e à exclusão social junto das populações mais marginalizadas do concelho.